18 de outubro de 2010

Efeito Chroma key produzido em Congregação em Nova Campina

No dia 15 de outubro a Congregação em Nova Campina da Igreja que está em Capivari produziu um vídeo com efeito Chroma key.

O feito é inédito na história das igrejas em Obra de Restauração.

Como um rato que ruge em meio a dezenas de igrejas e convenções da Obra em Restauração a pequena congregação avança em meio às adversidades para utilizar dos mecanismos modernistas usados pelas grandes empresas de comerciais e televisivas como a Rede Globo de Televisão e Record entre outras.

imagem-cromakey
O vídeo produzido tem o titulo de "O Deus da bandeja" e retrata a realidade vivida por algumas igrejas no afã de conseguir novos membros e aglomerar pessoas sem se preocuparem com a verdadeira missão que é pregar o evangelho da Cruz de Cristo.
O vídeo foi produzido na própria congregação em Nova Campina que tem suas paredes laterais pintadas na cor (verde) adequada para ser utilizado o efeito Chroma key.

Saiba mais sobre o efeito Chroma key.
Introdução
É uma técnica de processamento de imagens cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo.
O efeito ou técnica Chroma Key é utilizado em vídeos em que se deseja substituir o fundo por algum outro vídeo ou foto. Você já deve ter visto nos telejornais quando vão anunciar a previsão do tempo, atrás da pessoa que apresenta há um mapa do local, para fazer esse efeito foi utilizada a técnica Chroma Key ou Keying, na qual se filma em um fundo de cor sólida, geralmente azul e verde e hoje se usam até o vermelho, e depois se substitui essa cor.
Aplicação
A parte principal é fotografada ou filmada contrastando em um fundo de apenas uma cor ou pequenas faixas de cores, normalmente azul ou verde. Quando o sinal cromático programado corresponde à(s) cor(es) do fundo, o sinal do fundo alternativo é colocado num sinal composto e transmitido, sobrepondo o fundo original. Quando o sinal cromático programado é diferente do fundo, esse é transmitido em sua forma original.
Exemplos
Num exemplo conhecido, previsões do tempo televisionadas, o apresentador é filmado em frente a uma parede ou superfície plana, pintada geralmente de verde ou azul. O fundo é removido eletronicamente, e reposto com o mapa do tempo no qual o apresentador aponta (vendo de relance por monitores fora da área de filmagem). O apresentador não pode estar vestido com nenhuma roupa de cor parecida com a do fundo, ou parte da roupa pode ser escondida junto com o fundo.
Há ainda muitos filmes que utilizam boa parte da técnica aplicada na chroma key. Os efeitos especiais com cabos, por exemplo, são feitos em um fundo azul ou verde, mas estes fundos servem apenas para aplicar a transparência em softwares especiais, onde ali pode-se colocar imagens ou animações em computador.
Sensibilidade às cores



A técnica de chroma key melhorou muito desde suas primeiras aplicações. Mas ela ainda é instável devido a mudanças na luminosidade do fundo, como sombras e reflexos. A parte mais difícil de usar o azul ou o verde são as sombras, porque em um pequeno trecho da tela a sombra pode escurecer o fundo, tornando aquela cor de fundo uma cor mais escura, portanto reconhecida como outra tonalidade, dificultando o software a reconhecer o fundo.
O azul é preferido para mapas do tempo e efeitos especiais de filmes porque é uma cor complementar a da pele humana e conseqüentemente é fácil de aplicar a chroma key. Porém, em muitos casos o verde é preferido porque câmeras digitais retêm mais detalhes no canal de cor verde e ele necessita de menos luz do que o azul. Embora essas cores sejam as mais utilizadas, atualmente pode-se usar qualquer cor.

Ocasionalmente um fundo magenta pode ser usado.
Por / Daniel Alves Pena

0 comentários:

Postar um comentário

 
Powered by Blogger